P - Q - R

 

 

 

 

Paulo Alexandre Batista Constâncio
nasce a 21 de 
Fevereiro
de 1989 na cidade de Portimão mas é nativo da 
vila de Odeceixe, concelho de Aljezur. Filho de Fernando 
Pacheco
Batista Constâncio e Célia Mária Batista Constâncio Francisco, oriundos de
famílias humildes e gentes 
da terra. Por ali se foi formando até aos finais da
sua adolescência e início da idade adulta, considerando-se a sua vida académica
um acontecimento com inúmeras perturbações ao longo do caminho, tanto que, nas
suas ocupações esporádicas por outras regiões do Algarve, 
o
que até à data obtivera foi tão-só uma formação de Técnico de Informação e
Animação Turística. Tirando isso, tem sido poeta a vida inteira...

 

 

Pedro Manuel Pereira,

 nasceu em 1949 em Biarritz – França. Cursou História na Universidade Nova de Lisboa e História de Arte na Universidade de Sevilha. Professor do ensino secundário e universitário é Historiador/Investigador. Reside no Algarve há várias décadas.

Como jornalista, foi diretor de semanários e diversos periódicos. Continua a exercer esta atividade em regime de colaboração. 

Ao longo dos anos publicou mais de cinco centenas de artigos de carácter científico da sua área, quer em periódicos, quer em revistas da especialidade, para além de obras como: Caracterização Sociológica da Junta de Freguesia do Alto do SeixalinhoDicionário de Termos Maçónicos e Casa 4 – a Loja dos Grão Mestres, entre outras.

Pedro Oliveira Tavares nasceu em Angola, a 16 de julho de 1973. É licenciado em Estudos Portugueses, pós-graduado em Promoção e Mediação da Leitura e mestre em Gestão Escolar. Vive em Vila Real de Santo António e exerce funções de professor bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Castro Marim. O seu primeiro livro, em coautoria com António Cabrita, intitula-se "Urbanidades: dois quarteirões de poemas" (publicado em 2012, pela Editora Guadiana). De seguida, participou em duas antologias "Foz do Guadiana" (2012 e 2014), do grupo Poetas do Guadiana, o qual junta autores de Espanha e de Portugal. Participou igualmente em "Apontamentos da Margem: textos poéticos de 23 autores" (2015). Foi, também, conjuntamente com José Rua Nacher, um dos coordenadores do projeto "Poesía Joven del Bajo Guadiana/Poesia Jovem do Baixo Guadiana".   Em 2016, em coautoria com João Miguel Pereira, lançou LugarSinónimo, um livro com prefácio de Lídia Jorge e editado pela Lua de Marfim. Foi um dos coordenadores da antologia 5:50, livro comemorativo dos 5 anos dos Poetas do Guadiana. Tem participado em diversos encontros e festivais literários em Portugal, Espanha e Itália. Alguns dos seus poemas foram publicados em revistas e cadernos poéticos (Esfera, Poesia a Sul, Cal, Galla Ciencia, …) e antologias (Poetas de Huelva pela Paz, Voces de Portugal: Once poetas de hoy,…) com tradução dos mesmos em espanhol, francês e inglês.

Obras publicadas:

Lugar sinónimo

Ruas- Arandis editora-2018

 

 

Dr. Renato Edmundo Proença dos Santos, nasceu em Lisboa a 23 de Outubro de 1952. É médico licenciado pela faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e especialista em medicina geral e familiar. É autor e co-autor de diversos trabalhos publicados na imprensa médica. É co-fundador da associação de defesa do património cultural de São Brás de Alportel. Reside no Algarve desde 1982. Membro da assembleia Municipal de São Brás de Alportel. Parte substancial do seu tempo é dedicado ao estudo da história e antropologia. O fulgor do império Muçulmano na Península Ibérica estimulou-lhe a curiosidade sobre as origens e história dos Árabes, levando-o a aprofundar o conhecimento sobre o tema.